A área da formação e de desenvolvimento de competências dos colaboradores sofreu um aumento significativo nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia, os colaboradores modernos desfrutam de controlo total sobre o seu processo de formação, incluindo o seu desenvolvimento profissional. As organizações estão a investir recursos para atualizar os seus sistemas de gestão de aprendizagem. Estas concentram-se em fornecer formação, em dar feedback contínuo e em fornecer um horizonte de desenvolvimento aos colaboradores.
Para manter a vantagem competitiva, a organização tem o dever de continuar a promover programas de formação e assegurar que estão alinhados com os objetivos globais do negócio. Isto significa mapear programas que atendam às necessidades de negócios, abordando as necessidades tecnológicas com base no conjunto de competências existentes e preparação e prontidão para o futuro. De facto, um estudo recente sobre a força de trabalho descobriu que a esmagadora maioria dos colaboradores (86%) sente que os empregadores dão grande importância ao fornecimento de oportunidades de formação para os colaboradores.
A questão já não passa por saber se uma estratégia de formação para colaboradores é necessária, mas sim por perceber qual é a melhor estratégia para a organização. Seja através de um sistema de gestão do conhecimento, formação individual ou uma rodada completa de estudos, os colaboradores precisam de atualizações e de formação para desempenharem o seu trabalho da melhor forma e contribuir para atingir os objetivos da organização. Ter acesso a aprendizagem contínua através de um sistema de gestão do conhecimento na organização também significa estar sempre na vanguarda dos desenvolvimentos do setor. As organizações colocam uma forte ênfase na aprendizagem, enquanto os colaboradores desejam um melhor controlo sobre o que, onde e quando aprendem. Adotam abordagens convencionais e não convencionais para maximizar a sua aprendizagem. Este artigo aborda informações sobre o sistema LMS e sobre a área da aprendizagem online e as suas diversas questões.
Vantagens da aprendizagem online:
  • Poupa-se tempo e dinheiro, uma vez que deixa de haver a necessidade de coordenar formações em diferentes horários.
  • Garantir a continuidade das informações em todos os níveis.
  • Confiança total de que todos os colaboradores da organização receberão formação de qualidade e informação adequada.
  • Trabalhar num ambiente global em vários locais e em momentos diferentes.
  • Capacidade de acompanhar o progresso do processo de aprendizagem através de uma interface visual avançada.
  • Permita que os colaboradores tenham fácil acesso às informações, reduzindo lacunas e menos informações incorretas.


Processos de formação dos colaboradores:
O onboarding
O onboarding é o tipo mais comum na formação de colaboradores. Trata-se do processo de receber novos colaboradores na organização na sua primeira semana de trabalho. Esta formação é relevante para todos os cargos e departamentos da organização.
As formações de orientação e familiarização organizacional geralmente são conduzidas pelo departamento de Recursos Humanos e abordam temas como:
  • Missão, visão e valores da empresa
  • Cultura corporativa
  • Estrutura organizacional e equipa de gestão
  • Formulários e documentos relevantes para o processo de admissão
  • Visão geral do programa de benefícios dos colaboradores
  • Procedimentos e administração (senhas de login, configurações de e-mail, etc.)
  • Política central de negócios
Formação inicial para novos colaboradores
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, o onboarding e a formação inicial são, na verdade, dois tipos diferentes de formação. Enquanto a formação de onboarding faz parte de um processo único na forma de viagens entre os colaboradores da organização, a formação inicial trata de um conjunto de reuniões específicas do departamento que ocorrem por um período mais longo. O processo é estruturado e ajustado de forma a permitir que os novos colaboradores tenham sucesso na nova função no menor espaço de tempo.
A formação de integração de colaboradores começa no primeiro dia de trabalho e pode continuar durante todo o primeiro ano e conforme necessário. Estas formações estão sob a responsabilidade profissional dos gestores de departamento. O processo de formação é projetado de forma a fornecer aos colaboradores acesso fácil às informações e competências necessárias para desempenhar as suas funções com eficiência. Um programa abrangente de formação também trata de questões além dos aspetos técnicos do trabalho. Um bom exemplo desse tipo de conteúdo são, por exemplo, vídeos que recomendam determinadas posturas no ambiente de trabalho que ajudam a diminuir os níveis de stress, aumentando a produtividade no trabalho. Formações e cursos online conduzidos de forma eficaz libertam tempo valioso da equipa de gestão, já que a maioria das respostas estará disponível na formação.
Formação para o desenvolvimento de competências técnicas
Independentemente do nível técnico dos colaboradores da organização, há sempre espaço para melhorar. Competências técnicas complexas incluem o conhecimento para realizar tarefas como análise de dados, redação de conteúdo, gestão de redes sociais, programação, etc.
As competências técnicas são um elemento básico do processo de formação dos colaboradores. O crescimento e desenvolvimento da organização baseia-se em colaboradores que estão em processo de aprendizagem contínua e numa base regular para se manterem atualizados com os últimos desenvolvimentos. As plataformas de aprendizagem oferecem uma ampla gama de soluções de aprendizagem em desenvolvimento, vendas e gestão de competências, incluindo vídeos, podcasts, e-learning e soluções de suporte online.
Desenvolvimento das Soft Skills
O comportamento dos colaboradores em diferentes cenários sociais é tão importante como o seu nível de conhecimento. É por isso que as soft skills são tão essenciais para o crescimento. As soft skills são qualidades pessoais que permitem aos colaboradores interagir em harmonia com outras pessoas no local de trabalho, como colegas, equipa de gestão e/ou clientes.
Estudos mostram que a falta de soft skills básicas entre os colaboradores da organização afetam diretamente o sucesso da empresa. A formação de competências sociais beneficia colaboradores novos e antigos em todos os níveis e é uma maneira particularmente eficaz de construir uma cultura eficiente, respeitosa e colaborativa.
As Soft Skills abordam temas como:
  • Competências de comunicação
  • Competências de apresentação
  • Competências para resolver problemas
  • Resolução de conflitos
  • Competências de liderança
  • Inteligência emocional
  • Gestão de tempo
  • Ética
  • Trabalho em equipa
  • Flexibilidade
Formações sobre produtos e serviços
As formações sobre produtos e serviços podem fazer parte do processo de integração de novos colaboradores ou acessíveis a qualquer colaborador que necessite de uma atualização sobre os produtos e serviços oferecidos pela organização. Esse tipo de formação também pode ser utilizado para aprofundar o conhecimento dos colaboradores sobre produtos, serviços ou recursos recém-desenvolvidos, para que a força de trabalho esteja sempre atualizada.
Formações obrigatórias
Leis modernas de sindicato obrigam as organizações a adotar medidas de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.
A lei exige que o empregador realize formação de segurança para os colaboradores, mas o dever principal é o dever moral. A organização tem a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho adequado, zelar pela segurança dos colaboradores e protegê-los dos riscos físicos e sanitários.
Os colaboradores de todas as indústrias e setores devem receber formação na área de saúde e segurança ocupacional. Além disso, na maioria das organizações, é obrigatório fornecer formação aos colaboradores para evitar o assédio sexual.
Na maioria das vezes, os próprios órgãos públicos fornecem essas formações e geralmente existem online na forma de tutoriais interativos. Se o seu sistema de gestão de aprendizagem (LMS) suportar o padrão SCORM, será possível gerir e avaliar as competências dos colaboradores na área das normas de segurança e de formação obrigatória.


Cursos e-Learning e participação nas mensalidades
O investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores, para além dos cursos disponíveis no banco de dados organizacional, aumenta significativamente o senso de identidade do colaborador com a organização. Os colaboradores que sentem que a sua empresa investe neles são mais envolvidos e felizes do que os seus colegas. Este nível de envolvimento cria uma dupla vantagem para a organização como estratégia de retenção de colaboradores e como ferramenta de desenvolvimento profissional. A participação na mensalidade é extremamente popular para o desenvolvimento dos colaboradores. Esses programas alocam um subsídio anual aos colaboradores para obter diplomas avançados, formação adicional, conferências e muito mais. Também incentiva os colaboradores a continuarem o seu desenvolvimento pessoal e, por sua vez, trazem essas competências de volta para o trabalho.
Para concluir
A formação de colaboradores é um aspeto inevitável de uma organização em crescimento. Esta não só desenvolve as competências dos colaboradores, como amplia a organização e sua taxa de crescimento. Uma organização que oferece um programa de formação para os colaboradores, tendo em conta todas as áreas da organização e as necessidades de formação dos colaboradores, é a que obtém sucesso a longo prazo.
Além disso, ajuda os colaboradores e organização a desenvolverem-se e destacarem-se da concorrência. Atribui satisfação, felicidade e confiança aos colaboradores, ajudando-os a melhorar seu desempenho. Da mesma forma, as empresas que tratam a formação e o desenvolvimento de colaboradores como uma prática empresarial crucial e importante, estão sempre na vanguarda num ambiente competitivo, conseguindo criar novas ideias para melhorar a organização. No entanto, uma estratégia organizacional de formação de colaboradores de qualidade é aquela que começa com a contratação de um novo colaborador e continua e desenvolve-se ao longo da sua atividade na organização.